sábado, 22 de outubro de 2011

              Disponivel  :  http://www.youtube.com/watch?v=l5LK3fAsViM&feature=player_detailpage
Como exemplo prático do nosso projeto, o video nos demonstra como o ensino  de frações podem ser realizado com o uso de slide . Desta forma faz com que as aulas sejam mais coloridas ,uma vez que os alunos podem ter uma visão melhor e auxiliar na sua aprendizagem  de adiãço de fração.
Curso: Introdução a Educação Digital
Cursistas: Kare Isabelle Lopes de Aquino e Lucilane Felix
Escola: Municipal Áurea Rodrigues Aguiar
Atividade: 1.4
Unidade: I

TEMA: O uso de tecnologia em sala de aula

Tema foco:
O uso de slides animados para as aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Problematização: Quais as vantagens do uso de slides animados podem trazer para as aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental?


Hipóteses:

• O uso de slides nas aulas de matemática pode ser grande atrativo para os alunos dispersos

• O uso de slides nas aulas de matemática pode ser de grande vantagem para os professores como instrumento pedagógico

• O uso de slides nas aulas de matemática pode fazer com que as aulas sejam mais interessantes e dinâmicas

• O uso de slides podem fazer com que os alunos entendam melhor os conceitos de matérias relacionadas a disciplina de matemática.


Justificativa:

As aulas de matemática podem ser na grande maioria das vezes monótonas e estáticas, fazendo com que os alunos sintam dificuldade na absorção de seus conceitos e aprendizagem. Os slides animados podem trazer novidades para a sala, pois usando imagens animadas coloridas com ajuda de Data - shows na exibição de slides faz com que os alunos fiquem mais participativo e instigante com cada etapa das animações e assim fazer com que as aulas sejam mais interessantes e interativas.
Portanto, um projeto com esse tema pode ser de grande importância e de grande descobertas para o ensino da disciplina de matemática, pois busca o desenvolvimento das habilidades e competência dos alunos em foco os alunos dos anos iniciais do o ensino fundamental. De esta forma servirem com transformação nos planejamentos de ensino dos professores .


Objetivo geral: tornar as aulas de matemáticas mais dinâmicas e interativas com uso de slides animados nos anos finais do ensino fundamental
Desenvolvimento:
Procedimentos:
1° momento – confeccionar algumas animações com o uso de slides sobre a matéria “fração”.
2° momento _ em sala de aula, explicar o conceito de fração e suas aplicações com uso de quadro negro e giz, ou se preferir pode ser usado folhas com desenhos.
3° momento - demonstrar para os alunos, com a ajuda das animações confeccionadas nos slides.
4° momento – avaliar como foi a reação dos alunos e qual a forma de ensino foi mais empolgante e clara.
Obs.: não se deve esquecer que o professor deve antes explicar o conceito, e durante as apresentações fazer ressaltar o que foi dito anteriormente.

Avaliação: interação da turma, participação, desenvolvimento e observação durante as apresentações animadas. Também vai ser feito um pequeno questionário a respeito do conteúdo lecionado, para entender melhor como a aprendizagem dos alunos podem ser alterada.

Cronograma: uma semana (5 horas/ aulas)

Referências:
Material didático complementar disponível em: http://minhasaulas.com.br/destaques/mat_financeira.html acesso outubro de 2011
Elizabethe Gomes Pinheiro,Estimulando as Múltiplas Inteligências nas aulas de Matemática disponível em:http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estimulando-as-multiplas-inteligencias-nas-aulas-de-matematica-2747804.html acesso em outubro de 2011.
Dario Fiorentini e
Maria Ângela Miorim
Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática disponível em: http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C